ptenes

Edital para Seleção e ingresso no Programa de Pós-Graduação em

Distúrbios da Comunicação Humana - Fonoaudiologia / 2024

 

INSCRIÇÕES:

  • Período: de 01/12/2023 a 26/01/2024 (até as 16h)
  • Link da ficha de inscrição: Inscrições encerradas.
  • Preencher as informações necessárias conforme as orientações que seguem:

1.MESTRADO - Pré-requisitos para inscrição:

I. Anteprojeto de Pesquisa com, no máximo, 10 páginas digitadas, contendo:

  • Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
  • Objetivos da Investigação
  • Metodologia, inclusive o estudo estatístico
  • Resultados esperados
  • Referências bibliográficas

Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h)

II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;

III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa: selecionar na ficha de inscrição;

IV. Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/index.htm): Copiar e colar no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq).

V. Certificado de conclusão de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC); Declaração de Curso de Especialização (reconhecido pelo MEC) em andamento, caso a conclusão esteja prevista para o primeiro trimestre de 2024; e/ou Comprovante de Iniciação Científica com Fomento: enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h).

VI. 01 Produção Bibliográfica e/ou 01 Produção Técnica, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h)

VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 60%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h);

VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.

IX. Carta de Intenções, com no máximo 01 página: o(a) candidato(a) deve apresentar um breve resumo sobre quem é, com os principais pontos de sua trajetória acadêmica e profissional (quando pertinente) e, especialmente,  argumentarsobre como a pós graduação neste PPG pode contribuir na sua formação. Enviar para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h).

2. DOUTORADO - Pré-requisitos para inscrição:

I. Anteprojeto de Pesquisa, com no máximo 10 páginas digitadas, contendo:

  • Capa com nome completo do candidato e título do anteprojeto
  • Objetivos da Investigação
  • Metodologia, inclusive o estudo estatístico
  • Resultados esperados
  • Referências bibliográficas

Enviar o Anteprojeto em PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h)

II. Indicar a linha de Pesquisa na qual se insere o projeto (consultar as linhas de pesquisa e suas orientadoras em Institucional -> Linhas de Pesquisa) - selecionar na ficha de inscrição;

III. Sugestão de possível Orientador, de acordo com a Linha de Pesquisa:  selecionar na ficha de inscrição;

IV. Currículo Lattes atualizado (http://lattes.cnpq.br/index.htm) - Copiar e colar no campo apropriado na ficha de inscrição o link de visualização do seu currículo, na Plataforma Lattes (disponível na página do CNPq)

V. Título de Mestre (credenciado e homologado): enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h);

VI. 02 Produções Bibliográficas e/ou 02 Produções Técnicas, de acordo com o Qualis vigente: enviar comprovantes para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h);

VII. Apresentar comprovante de Proficiência na Língua Inglesa com pontuação igual ou superior a 70%: enviar comprovante para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h);

VIII. Indicar nome e e-mail de 03 ex-professores, profissionais e/ou supervisores que possam referenciá-lo: no campo apropriado na ficha de inscrição.

IX. Carta de Intenções, com no máximo 01 página: o(a) candidato(a) deve apresentar um breve resumo sobre quem é, com os principais pontos de sua trajetória acadêmica e profissional (quando pertinente) e, especialmente,  argumentar sobre como a pós-graduação neste PPG pode contribuir na sua formação. Enviar para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h).

 

3. Número de Vagas:

I. Para este Edital, o Programa dispõe de 28 vagas distribuídas entre as Linhas de Pesquisa, 25% das quais (07 vagas) estão destinadas à aplicação de Ações Afirmativas, para candidatos pretos, quilombolas, indígenas e com deficiência, conforme a Portaria 3197-2021 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e pesquisa de Ações Afirmativas: https://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/documentos/portarias/category/87-2021 (localizar a portaria citada neste link) - Os documentos a serem enviados pelos candidatos para comprovação da candidatura às vagas de Ações Afirmativas devem obedecer os Artigos: 7º a 10º e parágrafos de 1 a 6 do Art. 10º da referida portaria.

II. Caso opte pela vaga de Ações Afirmativas, preencher o formulário de informações autodeclaradas, e enviar documento comprobatório, conforme artigos da portaria acima citada, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/01/2024 (até as 16h)

III. Após a seleção dos candidatos uma banca de heteroidentificação, instituída pela Universidade, fará a verificação da autodeclaração.

 

4. Critérios para Seleção para o Mestrado e Doutorado:

  • Análise do Anteprojeto de pesquisa;
  • Análise do Currículo;
  • Análise da Carta de Intenções.
  • Avaliação dos documentos pelo Orientador pretendido e pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação - CEPG do PPGDCH.

5. Envio da documentação comprobatória no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

  • ATÉ 26/01/2024 (até as 16h)
  • Todos os documentos e comprovantes acima citados, DEVERÃO SER ENVIADOS JUNTOS, EM UM ÚNICO E-MAIL:
  • No campo assunto deverá constar: INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO 2024 PPGDCH e o nome do(a) candidato(a)

6. Relação de Documentos a enviar por e-mail (conforme Edital):

  1. Anteprojeto de pesquisa
  2. Certificado e/ou Declaração de Conclusão (Iniciação Científica / Especialização / Mestrado)
  3. Comprovante(s) de Produção(ões) Bibliográfica(s) / Técnica(s)
  4. Comprovante de Proficiência na Língua Inglesa
  5. Carta de Intenções
  • Caso opte pela Vaga de Ações Afirmativas: enviar autodeclaração e/ou demais documentos comprobatórios, conforme portaria citada no item “3. Número de Vagas”.

ALUNOS ESPECIAIS:

São considerados alunos especiais aqueles sem vínculo formal com um determinado Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Paulo, que solicitem matrícula em disciplinas de Pós-Graduação da Instituição.

I. Poderá ser admitido 01 Aluno Especial por Orientador pelo prazo de 01 ano. Após 01 ano este aluno especial, caso tenha os pré-requisitos necessários, poderá se matricular oficialmente no Programa. Caso não os tenha, será desligado como aluno especial do Programa.

II. O aluno especial terá direito ao certificado de aprovação na disciplina que cursar, expedido pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação.

III. O candidato a Aluno Especial deverá participar normalmente do Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, mesmo que não possua os pré-requisitos acima citados. Cada caso será analisado pela CEPG do Programa.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO:

  • Após a análise dos documentos, a aprovação será feita mediante a análise, aval e disponibilidade de vagas do orientador e pela Comissão de Ensino em Pós-Graduação - CEPG do PPGDCH

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:

RECURSOS:

  • Recursos serão recebidos por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação dos resultados. Tal documento deve ser redigido e assinado pelo candidato, indicando e justificando os motivos do pedido. A Comissão de Seleção do Programa avaliará os recursos até 01/03/2024.

MATRÍCULAS:

  • Os alunos Aprovados deverão efetuar a Pré-Matrícula de 04 a 06/03/2024 na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação: http://phpu.unifesp.br/propgp/pgprecad/, digitar seu CPF e Data de Nascimento, preencher todos os dados necessários, imprimir, assinar, anexar os documentos solicitados e enviar por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. IMPRETERIVELMENTE até quarta-feira, dia 06/03/2024. Não serão aceitas matrículas enviadas após essa data.

REUNIÃO COM ALUNOS INGRESSANTES 2024:

  • Será marcada em data oportuna.

 

Dúvidas e informações:

Enviar e-mail para: Secretaria do Programa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fone: (11) 5576-4531

 

Edital Publicado em 09/11/2023.